A pesquisa Transgeneridade & Circo foi produzida pela Cia Fundo Mundo com financiamento do PROAC LAB 2020.
Nesta pesquisa, buscamos entender os processos de representatividade e representação de pessoas trans a partir da história e das dramaturgias circenses.
Como resultado desta pesquisa, gravamos um documentário chamado Circo em Transição, produzido pela Purpurina Filmes, e uma série de entrevistas com integrantes (cis e trans) da cena circense.
Depois de muitas pesquisas, além de não encontramos quase nenhuma fonte escrita sobre a presença de pessoas trans no circo, entendemos que os processos formação no circo aconteciam e acontecem muito através da oralidade.
Por isso utilizamos como metodologia de pesquisa a história oral e buscamos entrevistar pessoas, trans e cis, e perguntar se elas conheciam outras pessoas trans no circo, como elas entendiam as construções das representações de masculinidade e feminilidade nesses espaços e como elas viam, de forma geral, a abertura dos espaços circenses em relação à diversidade.
Durante a pesquisa, entrevistamos pessoas cis e trans da cena circense para entender melhor como se davam e se dão os processos de representação e representatividade trans no circo.
Em 2023, reunimos essas entrevistas no livro Circo em Transição, Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.
Saiba mais sobre o livro clicando abaixo.
Juno Nedel é acróbata, palhaço, jornalista e historiador transmasculino. Nas artes circenses, dedica-se principalmente à lira, ao tecido acrobático, à pirotecnia, pirofagia e palhaçaria. Fez a oficina de introdução à Palhaçaria ministrada por Pepe Núñez em dezembro de 2019, na Casa do Palhaço (SC). Também participou do Grupo de Estudos Dramaturgia – Mulheres na Palhaçaria, ministrado por Karla e Ana Borges. Foi integrante da comissão organizadora do II Encuentro Latinoamericano de Circo LGBTIA+.
Instagram: @junonedel
Website: http://www.junonedel.com
Noam Scapin é uma pessoa transmasculina. Ttrabalha com acrobacia aérea, pirofagia, humor e palhaçaria. É integrante da Cia Fundo Mundo desde sua criação e faz parte do elenco do espetáculo Sui Generis. Acredita na força da arte como choque, risco e quebra de expectativa. Gosta de levar seu corpo a situações extremas e pasmar o público. Foca seu trabalho e pesquisa na representação das corporalidades gordas e transgêneras nas artes cênicas e no humor. Busca uma forma de fazer comicidade que não seja depreciativa, com o objetivo de reverter a maneira que o riso vem se dando nas representações dos corpos trans e gordos e redirecionar esse riso para o questionamento da norma cisgênera e magra. Vem estudando o movimento do corpo gordo e sua potencialidade em um dos espaços que lhe mais é negado, o das atividades físicas, como na acrobacia, na dança, nos esportes, etc.
Instagram: @noamscapin
Travesti formada em Fotografia, Mestra em Teatro pela UDESC, sua pesquisa aborda a presença de pessoas Transexuais, Travestis e Não Bináries no Teatro e Performance, onde a série “Desaquenda” foi seu principal trabalho de Mestrado e está disponível no youtube pelo canal “Cucetas Produções”.
Pesquisa bambolê, contorção e comicidade. Performer, Poeta, Artista Plastica e Visual, Produtora Cultural, Curadora Circense, Criadora de conteúdo digital sobre Gênero e Sexualidade.
Contato: vulknik@gmail.com
Instagram: @vulknik
Youtube: https://www.youtube.com/c/CucetasProduções
Site: https://cucetaproducoes.wixsite.com/vulcanica/
Helen Maria é circense, atuando principalmente como apresentadora, cômica e malabarista. Estudou circo na Casa do Palhaço e tem formações em palhaçaria com importantes nomes da área, como a Karla Conca e Antônia Vilarinho. Além de ser apresentadora no Sui Generis, espetáculo da Cia Fundo Mundo, já foi mestre de cerimônia de diversos espetáculos e varietês como a edição de dois anos do Drag Night Show, a Noite feminina da 7ª Convenção Paulista de SP, e a variete do Pré Encuentro Latinoamericano LGBT de circo. É estudante de teatro e dramaturgia pela casa da cultura em Joinville, mesma cidade aonde começou sua pesquisa com a performance e a escrita.
Instagram: @helenmariamaria
Lui Castanho é circense, ator e roteirista. No âmbito circense, trabalha principalmente com acrobacias aéreas, palhaçaria e pirotecnia. É formado na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Florianópolis/SC, 2015), através do Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo. Lá, realizou residência artística durante o ano de 2016 e ministrou aulas regulares de acrobacias aéreas de 2016 a 2019. Além do trabalho com a Cia Fundo Mundo, faz parte da equipe do Encuentro Latinoamericano de Circo LGBTIA+, que teve sua primeira edição em 2019, em Montevideo/UY.
Instagram: @luicastanho
Website: http://www.luicastanho.com