Transgeneridade e Circo

Transgeneridade
& Circo

SOBRE A PESQUISA

A pesquisa Transgeneridade & Circo foi produzida pela Cia Fundo Mundo com financiamento do PROAC LAB 2020.

Nesta pesquisa, buscamos entender os processos de representatividade e representação de pessoas trans a partir da história e das dramaturgias circenses.

Como resultado desta pesquisa, gravamos um documentário chamado Transgeneridade & Circo, produzido pela Purpurina Filmes, e uma série de entrevistas com integrantes (cis e trans) da cena circense.

METODOLOGIA

Depois de muitas pesquisas, além de não encontramos quase nenhuma fonte escrita sobre a presença de pessoas trans no circo, entendemos que os processos formação no circo aconteciam e acontecem muito através da oralidade. 

Por isso utilizamos como metodologia de pesquisa a história oral e buscamos entrevistar pessoas, trans e cis, e perguntar se elas conheciam outras pessoas trans no circo, como elas entendiam as construções das representações de masculinidade e feminilidade nesses espaços e como elas viam, de forma geral, a abertura dos espaços circenses em relação à diversidade.

ENTREVISTAS

Durante a pesquisa, entrevistamos pessoas cis e trans da cena circense para entender melhor como se davam e se dão os processos de representação e representatividade trans no circo.

Você pode acessar as transcrições das entrevistas clicando nos nomes abaixo.